Sunday, January 28, 2007

Pisou, bum...

Pisou (bum!) cai um por um
Pilantra na quebrada amarga o gosto da dundum
Se cai no X toma soco e dá o cu!
Aí! A bandidagem cria as leis e dita as regra
Ser criminoso e indigno de cela é foda
Aqui fora, se cresce e apavora
Mas só troxa desliza na minha demora...

Hojr fui jogar bola com a rapeize de Cabo Verde e me senti no clipe do Tupac. Dêem-me licença de eu achar tudo isso que eu achei aí em cima então.

Ouvindo: Ndee Naldinho - Tributo ao Pilantra

Thursday, January 25, 2007

Manuscrito recuperado...

Isso tava no meu caderno da faculdade. Isso, eu tenho só um caderno de 100 folhas para a faculdade e já acho muito. Prefiro passar o tempo a ouvir o professor e refletir sobre o que ele fala e as consequências da falação em minha vida prática. Aí o caderno vira um lugar para registrar impressões sobre o cotidiano, eternizar sensações e idéias que me atormentam, fazer desenhos e por aí vai. Hoje, folheando o caderno, deparei-me com ese manuscrito que agora compartilho com vocês:

É possível?
É possível ter saudades daquilo que mal cheguei a ter? É possível sentir um aperto tão forte no peito por causa de alguns breves minutos? Sim, se somarmos a uma e a outra vez que nos encontramos, foram apenas alguns minutinhos. Hora parecem-me infinitos, hora parece que nem os cheguei a viver, foram apenas devaneios do meu desejo, sonhos acordados que eu assisti sem seu convite. É possível ter saudades de palavras que hoje me parecem vazias? É possível? Nada de vazias tinham naqueles breves momentos, seus olhos não mentiam, suas mãos traduziam muito bem aquilo que hoje tentas esconder. É possível que meu coração bata em falso a cada vez que te vejo? É possível que o tenha roubado tão sorrateiramente que, naqueles poucos minutos, você levou-o embora sem que eu percebesse? Os carinhos que pedia, com os quais sonho a casa hora, estão para sempre guardados para ti. É possível que não os quisesse de verdade? Mais uma vez seus olhos te enganaram pra me dizer a verdade, eles te traíram. É possível que você os tenha traído, calando seu olhar que insiste em chamar por mim? É possível que me queiras longe ou sua ausência é o remédio que encontraste para enganar seu coração? O desejo é hoje mais forte que a lembrança e sua presença é a cura para o nosso mal. É possível que, ainda assim, desejes nossa solidão? É possível que devolvas o meu coração?

Texto sem dona, escrito após uma aula em que o professor de Mentalidade e Cultura Portuguesa falava sobre a palavra saudade. Saudade é a mistura de desejo e lembrança. Às vezes penso sentir saudades de alguém, mas me falta a lembrança. Outras vezes, é forte a lembrança, mas o desejo já se esvaiu. São poucas as pessoas que conseguem queimar a minha alma a cada minuto, aparecendo em cada sonho mostrando o desejo e a lembrança que tenho dentro de mim. Espero vê-los logo para poder por em forma todo o meu desejo e deixar a lembrança dissolvida entre abraços e sorrisos. É possível?

Ouvindo: Scissor Sisters - Laura
"Can't you give me some time?
I got to give myself one more chance
To be the man that I know I am"

Friday, January 19, 2007

Publicidade


Devido à crise tive que me render ao capitalismo que impera na rede e publicar esse anúncio, que me rendeu uma quantia razoável de dinheiro:

Curso de Tiro para Bandidos de Filme
Cansado da falta de mira? Saco cheio de mirar nos mocinhos e só acertar balcões, areia e carros? Mesmo usando uma Uzi, não acerta o protagonista nem de raspão? Sem falar na calma que os caras legais tem para te acertar. E quando eles ainda surgem com frases de efeito como: "Go on, shoot, make my day"? A vida de bandido de filme é cansativa e a cova rasa acaba sendo destino de toda essa classe. Pensando em acabar com sua falta de mira e estilo, o Instituto Universal Brasileiro oferece o curso semestral "Aprenda a Atirar em 3 Lições". Com material totalmente apostilado e com recursos audiovisuais, o curso a distância trará novos horizontes em sua carreira no crime, acabando com a fama de zarolho, cegueta e outros adjetivos tristes que sua família insiste em repetir.

Módulo 1: Atirando para matar
Módulo escrito por Cézinha do Querosene, matador sério com mais de 53 homicídios no currículo, incluindo queima roupa e tiro a longa distância. Nas apostilas e vídeo, o especialista ensina você a ter sangue nos óio, despertando a verdadeira vontade de matar em seu coração. Com cobaias gentilmente cedidas pelo governo de Fleury, o vídeo mostra os pontos fracos do corpo humano e sequências de locais a serem alvejados.

Módulo 2: Frases de Efeito para encomendar o defunto
Material realizado por Harry Callahan, famoso detetive de San Francisco na década de 70. Na apostila você encontrará fontes de inspiração como essa para ser poético antes do assassinato:
"I know what you're thinking. "Did he fire six shots or only five?" Well, to tell you the truth, in all this excitement I kind of lost track myself. But being as this is a .44 Magnum, the most powerful handgun in the world, and would blow your head clean off, you've got to ask yourself a question: Do I feel lucky? Well, do ya, punk?". Dirty Harry ainda apresenta outros modelos de poesia matadora como "Ezequiel 25-17" de Jules, o parceiro de Vincent Vega em Pulp Fiction.

Módulo 3: Matando com calma e alegria
Os especialistas Roger Murtaugh (Danny Glover, Máquina Mortífera) e Reggie Hammond (Eddie Murphy, 48 Horas) ensinam que matar é uma verdaeira arte. Quem não se lembra do giro de pescoço de Murtaugh na cena em que ele mata o bandido na cena do cais do porto, ou da cara de felicidade que Hammond faz ao mirar o inimigo, apoiando a mão que atira no braço esquerdo dentro de uma boate em "48 Horas"?. Aparição especial de Mr. Blonde, de Cães de Aluguel, ensinando músicas e danças sádicas adequados para o momento final.

Com o material que será enviado pelo correio, você estará pronto para ser um bandido de sucesso e ganhará o respeito de seus amigos e familiares. O curso é composto de 3 apostilas e 3 vídeos correspondentes aos módulos, além de um exame final que dá direito ao diploma de bandido profissional. Se você encomendar o curso nas próximas horas, receberá de brinde os módulos "Corpo Fechado - Como desviar de balas inimigas" e "Matando com o que estiver à mão - breves explicações sobre o uso de bastões, canos e machados". Não perca tempo, não seja mais um fracassado no mundo do crime. Pegue tu telefono e ligue já.

Ouvindo: Metallica - Seek and Destroy

Saturday, January 13, 2007

O couchsurfing é jesus e os hóspedes somos nozes

Se você ainda não é membro do couchsurfing, não conhece ou nem faz idéia do que seja, não comece a ler o texto. Entre no site e saiba do que se trata. Resumidamente, é um projeto de troca de hospedagem gratuita entre pessoas do mundo inteiro e o que tornou minha viagem tão barata, interessante e inesquecível.

Nunca gostei de fazer programas turísticos. Acordar no hotel antes das 10h30 pra pegar o café da manhã, pegar uns folders na recepção e sair pelas ruas em busca dos pontos recomendados por sei lá quem que acha que a Catedral de Rolmsternem e o Museu John XXII são o que há de melhor em sua cidade. Depois desse passeio, todo feito táxi, conduções fretadas ou os incríveis ônibus de dois andares, um almoço bem caro em algum restaurante também recomendado, com menu em inglês, francês e italiano (além da língua nativa). Pela tarde um passeio a pé, porém estritamente demarcado e acompanhado de mapa para que não exista o menor risco de se perder. Um chá em mais um bar turístico, volta pro hotel, jantar e talvez uma discoteca recomendada pelo recepcionista, o qual nunca pôs os pés na Jungle Fever nem na Raimond 45. Junte-se a isso uma câmera bem grande pendurada no pescoço, camisa do Brasil, de preferência de algum jogador como Kaká ou Ronaldinho. Como está frio, todos os casacos mais chiques que talvez nunca mais terá a chance de usar.

Conseguiram me visualizar nessa situação? Aí é que entra o tal do couchsurfing. Confesso que no começo não botava muita fé na parada, parecia meio comunista demais pra mim uma pessoa oferecer um lugar na casa dela pelo simples prazer de hospedar. Desconfiava que fosse meio doutrinário, como uma seita e durante a estadia apenas nos reuniríamos para discutir em torno de nossa fellowship. Ou seriam verdadeiros chatos que nos receberiam, enchendo a estadia de regras e passeios chatos. Nada disso. Existem pessoas no mundo que estão dispostas a compartilhar seus espaços, sofás, colchões, armários, banheiros e geladeiras pelo simples prazer de fazer contatos pelo mundo, conhecer culturas distintas, contrastar diferentes pontos de vista sobre acontecimentos globais. Já parou pra pensar qual a opinião de um sueco sobre o futuro de Cuba?

Além disso, é possível conhecer os hábitos dos nativos. O que os dinamarqueses comem no café da manhã? Quais são suas aspirações profissionais? Posso dizer que conheço muito dos três países diferentes em que fui recebido por membros do couchsurfing do que vários estados brasileiros que conheci turisticamente. Os caras te recomendam coisas que eles conhecem e aprovam, sem rabo preso com empresas de city tour, restaurantes da moda e coisas do tipo. Com esse tipo de guia turístico é possível conhecer lugares mais autênticos, bares frequentados por nativos e imigrantes, que não servem espaguete para agradar a todos e nem tem menu em inglês. Vamos falar um pouco sobre quem são essas pessoas:

Evelina e Andreas - Malmo - Suécia
Sabe aquele casal maluquinho da sua escola, o cara e a mina sempre de preto, alguns piercings e o gosto comum pelo hardcore ou coisa que o valha? Pois é, na Suécia eles podem casar e levar uma vida muito boa, arranjar um apê, decorá-lo, enchê-lo de CD´s, discos e livros, encher a geladeira e os armários, videogame, gato e etc, tudo isso sem mudar muito o estilo de vida adolescente. Evelina trabalha meio período como enfermeira e Andreas trabalha algumas vezes ao mês no turno da noite dos correios. Fomos recebidos na terça-feira e apenas deixamos as malas em casa com destino ao bar de estimação do casal. Lá conhecemos a cerveja sueca e Magid, um imigrante iraniano que morou em Madrid e que quase chorou quando Cróvis disse que conhecia o bairro de Leganez. "I have a daughter in Leganez...". Voltamos pra casa, esticamos a balada na cozinha, atacamos a geladeira.... Pena que ficamos pouco por lá.

Rasmus, Morten & Rasmus - Copenhague - Dinamarca
Rasmus é auxiliar de cozinheiro e foi nosso host oficial. Acontece que ele tinha que ir ver a família no dia 24, data na qual Bigode seria jogado nas sarjetas dinamarquesas. Morten, que também é ajudante de cozinheiro, resolveu nos acolher por mais uns dias e, de brinde, acolheu Tato e Cróvis em sua residência. O primeiro Rasmus foi o responsável pela nossa entrada na "Operação Mendigo Infiltrado" e o segundo Rasmus é irmão de Morten, adolescente, cabeludo e com cara de chapado. Sonha em ser mecânico, mas não é engenheiro mecânico, é só mecânico mesmo. Aposto que vai ter uam vida calma e segura. Segue uma receita imperdível de massa aprendida durante essa estadia:

150 g de bacon
150 g de cogumelos
1 beringela
100 g de cream cheese
cebola, alho e sal
*essas quantidades foram todas chutadas para dar mais credibilidade. Coloque o quanto você quiser de cada ingrediente, pique bem pequeno e refogue separadamente os ingredientes. Junte tudo e adicione o cream cheese, cozinhe por uns dois minutos e sirva com a massa de sua preferência.

Catherine - Naestved - Dinamarca
Chegamos na casa da garota e todos estavam assistindo Senhor dos Anéis III, aquele que não tem fim. Depois do filme, não tiveram muita disposição pra passear com a gente, mas nos deixaram a vontade para cozinhar e beber durante a Terça Cerca Frango. Destaque para o passeio pela sala de calcinha.

Haina - Bruxelas - Bélgica
Depois de algum tempo passado em quartos apertados, hospitais abandonados e casas de primos de amigos meus, voltamos pra o lar de nossos amigos couchsurfers. Tá certo que a Haina era do Hospitality Club, mas dá tudo na mesma. Chegamos em Bruxelas às 6h da manhã e ficamos na rodoviária conversando com mendigos poliglotas só pra dar um tempo e não chegar em casa alheia antes do sol nascer. Lá pelas 9h fomos pra casa dela e ela nos atendeu com voz de sono e mil desculpas pela ressaca. Devidamente recuperada, compareceu ao jantar e guiou-nos durante um passeio por um mundo de cervejas diferentes e exóticas. Na manhã seguinte ofereceu o melhor café da manhã do mundo, fez sanduíche pra viagem e levou-nos em seu mini-carro até a estação. Se eu não tivesse mãe, pedia pra Haina me adotar.

Tato e Cróvis - Madrid - Espanha
Meio chatos, não tomavam banho e nem levavam para bares legais. A minha única decepção com o Couchsurfing.

Nem tudo são flores. Mas digo que o Couchsurfing entrou para o panteão de montros sagrados da internet. Temos o oráculo (google), o Couchsurfing e a televisão (youtube). Em uma ideologia católica, o pai, o filho e o espírito santo. O filho é jesus. O Couchsurfing é jesus. E os hóspedes somos nozes.

Ouvindo: Lou Reed - This Magic Moment

PS:Tô muito triste com o blogger. Tive que reescrever partes desse texto três vezes, não consigo colocar link ocultos sem correr o risco de travar tudo, além de outros problemas. Pau no cu de quem resolveu mudar as coisas por aqui.

Friday, January 12, 2007

A estranha sensação de se sentir em casa em um país distante

Voltei de viagem e, logo que saí do metrô na Estação Campanhã, Cidade do Porto, senti-me em casa. Não sei se foi o sol, não sei se foi a sensação de poder ler, entender, conversar, pedir, discutir, xingar, fazer qualquer coisa que quiser na minha língua. Não sei se foi a pastelaria, o fato de conhecer tudo o que serviam por lá e poder escolher o que queria comer sem ter que apontar, gesticular ou grunhir. Não sei o que foi, mas senti-me em casa quando voltei pra Portugal. Achei que nunca ia me sentir assim antes de voltar pro Brasil, mas comparando com os países nórdicos, estamos realmente nos trópicos por aqui. O povo é mais caloroso, o sol é mais caloroso, as coisas são mais bagunçadas, há mais improviso, mais acaso acontecendo. Agora posso dizer a quem perguntar: moro em Portugal.

De volta de viagem, fui apanhado por um começo de gripe. Há mais de 5 anos, desde que deixei a casa de meus pais que eu não ficava doente. Daí falta ânimo pra mexer no blog, mas há muito pra ser contado por aqui. Não percam a incrível saga da "Operação Mendigo Infiltrado" e outras estórias que em breve vou lhes contar. É só essa gripe passar que eu conto, eu juro...

Ouvindo: Mutantes - Portugal de Navio