Monday, September 27, 2010

Odeie o jogo; odeie também o jogador

Crescer, desenvolver, dominar. Tomar, quebrar, domar. Desbravar, matar, queimar. Desde que o mundo é mundo, estes são os verbos que regem nossa vida. Fazemos tudo em nome do nosso crescimento. Crescer para todos os lados - regra que dita os jogos que jogamos desde sempre. No xadrez, no boxe, no rugbi e nas damas, o objetivo é expandir seu domínio e submeter o mais fraco. Quando o fraco não tem mais forças para lutar, aparece um vencedor. E o vencedor leva o mérito por ter quebrado seu oponente.

Quem luta contra a força que nos motiva a viver e que nos dá a condição humana cai nos precipícios que margeiam a sociedade - logo, vira marginal. Se você não tem ganas de dominar nada, logo diagnosticam-lhe como apático. Sem ambição, louco, mendigo, indigente. Se não está disposto a brincar do mesmo jogo, que vá pra longe com essas idéias que atrapalham a brincadeira.

"Don't hate the player, hate the game". A máxima utilizada pelos maiores jogadores pode ser comparada com a fala do bandido blasé: "Quem matou não fui eu, foi a arma". Quem joga o jogo puxa o gatilho, domina, queima, quebra, passa o rodo no adversário para continuar na frente na corrida. A grande questão que justifica toda a introdução é: o que te espera na linha de chegada?

Ouvindo: Deep Purple - Sometimes I Feel Like Screaming

2 comments:

Marioninha said...

A fama? O dinheiro? As mulheres?

Que bom que voltou a escrever... tava sentindo saudades de não poder mais te ler.

Anonymous said...

Tu és muito talentoso. Ainda que vc. discorde das regras do jogo da vida, vc estará sempre no jogo e nem sempre o jogo se desenvolve como gostariamos.
Ler vc é sempre muito bom!!!!