Tuesday, July 26, 2005

A incrível jornada do urso russo

Mikail Miguelov começou sua carreira no Circo de Moscou, mas antes que você espertinho diga”Ah, então já devo ter visto ele”, digo que aquele era o Circo de Moscou de Moscou mesmo, não esses que vivem excursionando pelo interior do Brasil e de outros países semelhantes. Continuando, Mikail era a principal atração do circo, sendo o único urso rugidor do país e, como viemos a saber depois, de todo o Universo. O espetáculo era simples, começava pontualmente todos os dias às vinte e uma e trinta com o locutor e mestre de cerimônias falando o tradicional “respeitável público...” e tudo mais, logo em seguida chamando os incríveis irmãos Crushinov e as bicicletas voadoras. O fim do número dos irmãos Crushinov era a deixa para Mikail Miguelov começar seus preparativos para arrancar palmas e gritos da platéia. Começava gargarejando Anapionov para melhorar a voz, seguido de uma dose de uísque e dois Marba, para ficar com a garganta bem arranhada. Era uma técnica meio “morde-assopra”, diziam todos, mas ele falava que só assim dava certo.

Acabado o show dos irmãos Crushinov vinham as outras atrações, o malabarista maluco, os equilibristas alucinados, as mulheres barbadas com os homens pelúcia, os leões desdentados, os macacos cegos atiradores de faca, os trapezistas da corda bamba, o globo da morte com tratores turbinados e por fim, o que o público mais queria ver, Mikail Miguelov, o urso rugidor. O Mestre de Cerimônias apresenta Mikail por uns dez minutos, enchendo ele de elogios e por fim, ele entra, todos em quase pânico por ver o primeiro urso verde que qualquer um já viu. Mikail entrava no picadeiro, olhava para todos panoramicamente com seu pescoço, escolhia a criança mais amedrontada, olhava bem no fundo dos olhos dela e soltava: AAAArururuururu!!!! Todos iam ao delírio, Mikail Miguelov fazia a cortesia e saía para seu camarim com a certeza que seu sucesso seria infinito.

Mas vieram as crises, os tempos do circo mudaram, hoje em dia não é mais politicamente correto ter bicho no circo, as crianças começaram a ver animais bem mais estranhos nos videogames e na TV, o Circo de Moscou perdeu sua hegemonia para o Circo de Roma (ou foi o de Nápoli?), Mikail Gorbatchev decretou a Perestroika, lançaram as vodkas vagabundas e Mikail Miguelov perdeu seu emprego no grande Circo de Moscou, que aliás estava ficando pequeninho. Juntou seus trapos e foi morar no Brazil, com Z ainda nessa época, país desconhecido e misterioso. Vagou de circo em circo, mas sua voz já não era mesma, o remédio que usava no Brasil (já adotara o S na escrita) não funcionava direito em sua voz, talvez por não ser escrito com V no final. Parou no Circo de Moscou (ironia?) de Santo André, mas fez sua última apresentação em São Paulo. Foi anunciado sem muita pompa, logo depois dos pombos com mira a laser. Entrou, acho a garota mais bonita da platéia. Olhou nos olhos dela e viu que ela não tinha medo. Apenas sorria com os olhos e tinha uma covinha em cada bochecha. Pensou em acabar com aquela calma e radiância (essa palavra existe) da mocinha, mas seu coração vacilou. Não rugiu, deu só uma voltinha, dançou um pouquinho e saiu. Entrou no camarim e pensou na moça que não lhe saía da cabeça, até que sua trouxa de roupas foi jogada pelo dono do circo, junto com um monte de xingamentos. A carreira do circo estava acabada. Mudou de nome, passou a ser Miguel, só Miguel mesmo e andou, andou muito até que um dia encontrou mais uma vez a moça de covinhas no rosto e olhar sorridente. Entregou a ela um cobertor que usou durante toda sua vida lá na Rússia. A moça entendeu que o nome da coberta era Rússia e até hoje chama assim o cobertor que esquenta a família nos dias bem frios. Olhou bem nos olhos dela e percebeu que ela era especial,não ficaria assustada nem nada com a rugida. Rugiu. Quando rugiu, encantou a moça, que o levou pra casa e até hoje diz pra todo mundo que aquele urso verde que ainda ruge de vez em quando é seu filho...

Povo louco esse, né?

Tuesday, July 19, 2005

Home Alone

Foi largado em casa o pobre garoto. Faz mais de 39 dias que quem tava ocupando a casa nem se importava com o lixo que ia se equilibrando em cima da lixeira. Chegou do interior bravo e foi logo ficando putinho com a cena. Sempre que tá assim, acaba derrubando tudo, o lixo, o telefone. Resolveu pedir companhia e contratou a Amora para ficar ao lado dele embaixo da Rússia. Acha que será um treinamento, muito saudável, mas torce para que ela queira fazer de tudo com ele, tomar banho, comer, transar, dormir... E talvez ensiná-lo a escrever tanbém.

Ouvindo: Xis - Sonho Meu